A MULHER DO VIAJANTE NO TEMPO
- Lavinia Souza Oliveira
- 5 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2019

4/5 - 🌟🌟🌟🌟
Autora: Audrey Niffenegger
Editora: Suma das Letras
Páginas: 456 📚
Tempo de leitura: 4 Dias
Ano: 2003
Adaptação Cinematográfica: 2009
A sinopse se encontra ao final do post assim como outras obras do autora.
♡ " Uma emocionante celebração da vitória do amor sobre o tempo"
- Chicago Tribune
♡ " Vigoroso. A autora brinca habilidosamente com seu labirinto de espelhos temporal."
- The New Yorker
A autora conta a história de Henry DeTamble que tem um grave distúrbio genético que o faz viajar no tempo. Sem hora certa ou destino, aparecendo completamente nu em algum momento entre seu passado ou futuro e tendo que lutar pela sua vida. Então ele corre, corre o quanto pode. Para arranjar roupas, abrigo e comida a cada dia. Correr é questão de sobrevivência.
Até que em uma dessas viagens ele conhece Clare, o seu par romântico o que inicialmente soa estranho para nós leitores pois Henry esta entre seus trinta e poucos anos quando conhece aquela que sera sua futura esposa ainda crianças mas ele respeita a idade de Clare e a trata como a criança que é, guardando dela acontecimentos futuros e inclusive omitindo sobre ela ser sua futura mulher para assim não afetar ainda mais a infância da garota.
O interessante do livro é que na verdade nós já sabemos mais ou menos como ele termina mas a autora encontra formas de mesmo assim não deixarmos de acompanhar o desenrolar da vida desse casal mas por outro lado ela perde alguns capítulos descrevendo fatos cotidianos e repetitivos o que torna o livro cansativo, fica grande, chato mas tem quem goste dessas descrições bem detalhadas eu mesma sou uma dessas porque ajuda na imaginação das cenas mas nesse caso se torna excessivamente massivo,em um livro de 456 páginas acredito que ela perde umas 100 só nesse lenga, lenga.
Porém é um livro que se você passar por esses obstáculos vai se deparar com um história incrível que fez por merecer as 4 estrelas, nós traz grandes lições e tem um fim surpreendente ao contrario do que se espera.

O filme não é bem aquele romance leve e clichê que estamos acostumados na verdade é até um pouco pesado pela realidade de Henry e a espera de Clare como nos mostra esse trecho do livro:
♡ “Quando era criança, eu não via a hora de estar com Henry. Cada visita era um acontecimento. Agora, cada ausência é um não acontecimento, uma subtração, uma aventura sobre a qual vou ouvir quando meu aventureiro se materializar aos meus pés, sangrando ou assobiando, sorrindo ou tremendo. Agora tenho medo quando ele some.”
Porém não deixa de ser um bom filme que como poucas adaptações traz cada parte importante do livro fazendo desnecessária até a leitura do mesmo eu diria.
“Às vezes, fico feliz quando Henry some, mas sempre fico feliz quando ele volta”
Apesar de todo esse pesado contexto é impossível não ver o amor entre Clare e Henry e imaginar seus olhos brilhando a cada reencontro no passado, a cada momento juntos do presente e a cada nova história do futuro.
Sinopse:
Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.
Outras obras da autora:
Uma estranha Simetria
Reven Girl
Bizarre Romance
The Night Bookmobile
♡ Espero que tenham gostado, boa leitura a todos.
- Lavínia Souza Oliveira
Opmerkingen